Crescimento de cultivares de cenoura em diferentes ambientes
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v6i3.796Palavras-chave:
análise de crescimento, Daucus carota, produtividadeResumo
A cenoura (Daucus carota) é a quinta hortaliça mais cultivada no Brasil, apresentando produtividade média de apenas 32,1 t ha-1 com potencial produtivo para alcançar 80 t ha-1. Uma das causas apontadas para esta baixa produtividade é o plantio de cultivares não adaptadas aos ambientes encontrados no Brasil. Sabendo da importância dos efeitos da interação genótipo e ambiente, objetivou-se avaliar o crescimento de cultivares de cenoura no cultivo de outono-inverno em dois municípios com características edafo-climáticas distintas do Alto Vale do Jequitinhonha, MG. Foram cultivadas seis cultivares de cenoura (Brasília, Nantes, Kuronan, Esplanada, Planalto e Tornado) em dois ambientes (Couto de Magalhães de Minas e Diamantina). As plantas foram amostradas semanalmente e foram ajustadas equações de regressão a partir do tempo. Para a altura de plantas ajustou-se modelos lineares para Couto de Magalhães de Minas e para Diamantina modelos quadráticos, já no comprimento de raízes o comportamento se inverteu. Essa diferença mostra que ambientes distintos alteram o padrão de crescimento. Os ambientes distintos resultaram em diferentes comportamentos dos cultivares de cenoura, sendo que em Couto de Magalhães de Minas a produtividade foi maior. Independente do ambiente de cultivo a variedade Nantes apresentou menor produtividade. O cultivar Planalto é mais indicada para plantio em Diamantina e a Kuronan e Planalto para Couto Magalhães de Minas.
Downloads
Referências
Andrade, A.C., Fonseca, D.M., Lopes, R.S., Nascimento Júnior, D., Cecon, P.R., Queiroz, D.S., Pereira, D.H., Reis, S.T. 2005. Análise de crescimento do capim-elefante ‘napier’ adubado e irrigado. Ciência e Agrotecnologia 29: 415-423.
Bezerra, A.M.E., Medeiros Filho, S., oliveira, L.D.M., Silveira, E.R. 2008. Produção e composição química da macela em função da época de colheita. Horticultura brasileira 26: 327-332.
CEAGESP. Cenoura: no caminho da modernização: relatório do ano de 2000, São Paulo: Programa brasileiro para a melhoria dos padrões comerciais e embalagens de hortigranjeiros. 2000. http://www.hortibrasil.org.br/jnw/images/stories/folders/cenoura.pdf
CFSEMG. 1999. Recomendações para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais: 5ª Aproximação. UFV, Viçosa, Brasil. 359 p.
Collares, G.L., Reinert, D.J., Reichert, J.M., Kaiser, D.R. 2008. Compactação de um Latossolo induzida pelo tráfego de máquinas e sua relação com o crescimento e produtividade de feijão e trigo. Revista Brasileira de Ciência do Solo 32: 933-942.
EMBRAPA HORTALIÇAS. Hortaliças em números: relatório do ano de 2008, Brasília: Embrapa hortaliças. 2008. http://www.cnph.embrapa.br/paginas/hortalicas_em_numeros/balanca_comercial_1997_2008.xls.
Floss, E. 2006. Fisiologia de plantas cultivadas: o estudo que está por trás do que se vê. UPF, Passo Fundo, Brasil. 751p.
Fontes, P.C.R., Dias, E.N., Silva, D.J.H. 2005. Dinâmica do crescimento, distribuição de matéria seca e produção de pimentão em ambiente protegido. Horticultura Brasileira 23: 94-99.
Lopes, W.A.R., Negreiros, M.Z., Teófilo, T.M.S., Alves, S.S.V., Martins, C.M., Nunes, G.H.S., Grangeiro, L.C. 2008. Produtividade de cultivares de cenoura sob diferentes densidades de plantio. Revista Ceres 55: 482-487.
Luz, J.M.Q., Silva Júnior, J.A., Teixeira, M.S.S.C., Silva, M.A.D., Severino, G.M., Melo, B. 2009. Desempenho de cultivares de cenoura no verão e outono-inverno em Uberlândia-MG. Horticultura Brasileira 27: 96-99.
Machado, E.C., Schmidt, P.T., Medina, C.L., Ribeiro, R.V. 2005. Respostas da fotossíntese de três espécies de citros a fatores ambientais. Pesquisa Agropecuária Brasileira 40: 1161-1170.
Possas, J.M.C., Correa, M.M., Moura, G.B.A., Lopes, P.M.O., Caldas, A.M., Fontes Júnior, R.V.P. 2012. Zoneamento agroclimático para a cultura do pinhão-manso no Estado de Pernambuco. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 16: 993-998.
Regazzi, A.J., Silva, C.H.O. 1999. Teste para verificar a identidade de modelos de regressão e a igualdade de parâmetros no caso de dados de delineamentos experimentais. Revista Ceres 46: 383‑409.
Reinert, D.J., Albuquerque, J.A., Reichert, J.M., Aita, C., Andrada, M.M.C. 2008. Limites críticos de densidade do solo para o crescimento de raízes de plantas de cobertura em Argissolo Vermelho. Revista Brasileira de Ciência do Solo 32: 1805-1816.
Resende, F.V., Souza, L.S., Oliveira, P.S.R., Gualberto, R. 2005. Uso de cobertura morta vegetal no controle da umidade e temperatura do solo, na incidência de plantas invasoras e na produção da cenoura em cultivo de verão. Ciência e Agrotecnologia 29: 100-105.
Richart, A., Tavares Filho, J., Brito, O.R., Llanillo, R.F., Ferreira, R. 2005. Compactação do solo: causas e efeitos. Semina: Ciências Agrárias 26: 321-344.
Vieira, J.V., Silva, G.O., Boiteux, L.S. 2012. Genetic parameter and correlation estimates of processing traits in half-sib progenies of tropical-adapted carrot germplasm. Horticultura Brasileira 30: 7-11.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.