Fenologia reprodutiva do araticum e suas implicações no potencial produtivo

Autores

  • Aniela Pilar Campos de Melo Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Universidade Federal de Goiás
  • Alexsander Seleguini
  • Anderson Fernandes Leite
  • Eli Regina Barboza de Souza
  • Ronaldo Veloso Naves

DOI:

https://doi.org/10.14295/cs.v6i4.722

Palavras-chave:

Annona crassiflora Mart., flowering, fruit tree, fruiting.

Resumo

O araticum (Annona crassiflora Mart.) é uma frutífera nativa do Bioma Cerrado. Trata-se de espécie frutícola de grande potencial econômico e social. Estudos referentes a fenologia de plantas nativas do bioma Cerrado são escassos e podem ser promissores para um aproveitamento racional e sustentável de suas potencialidades. Assim, o objetivo deste trabalho consistiu na caracterização da fenologia reprodutiva do araticum no Cerrado Goiano. A avaliação das fenofases ocorreu de agosto de 2008 a agosto de 2010, em Goiânia, por meio da contagem de botões florais, flores em antese e frutos formados. A capacidade produtiva foi estimada por meio da taxa de frutificação efetiva. O araticum apresentou um padrão de bianualidade quanto a emissão de flores. A taxa de frutificação efetiva correspondeu a 3,29%. As fenofases reprodutivas do araticum concentram-se na estação chuvosa. A taxa de frutificação efetiva é muito baixa e dependente de fatores bióticos e abióticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aniela Pilar Campos de Melo, Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Universidade Federal de Goiás

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é aluna regular do Programa de Pós Graduação em Agronomia (PPGA) da Universidade Federal de Goiás na Area de Concentração em Produção Vegetal.

Downloads

Publicado

2015-12-29

Como Citar

de Melo, A. P. C., Seleguini, A., Leite, A. F., de Souza, E. R. B., & Naves, R. V. (2015). Fenologia reprodutiva do araticum e suas implicações no potencial produtivo. Comunicata Scientiae, 6(4), 495–500. https://doi.org/10.14295/cs.v6i4.722

Edição

Seção

Nota Científica