Construção de um colorímetro de baixo custo para uso em produtos agrícolas
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v6i3.697Palavras-chave:
análise instrumental, cor, reflectânciaResumo
Com este trabalho objetivou-se construir um colorímetro de baixo custo, cujo princípio de funcionamento consiste em se determinar a refletância das amostras em relação a um padrão de branco e calcular as coordenadas do sistema de cor L*a*b* com uso das equações propostas pela CIE (Comission Internationale d´Eclairage). O aparelho foi construído em bloco compensado de madeira e tem, como fonte de iluminação, 21 LED’s divididos em 7 grupos conforme a cor. O sensor tem resposta aproximada à do olho humano sendo ideal para aplicações em fotometria. O desempenho do instrumento foii comparado com um modelo comercial, do qual se obteve uma relação linear entre as coordenadas cromáticas dos dois equipamentos, com a calibração realizada com 60 amostras de pó colorido.
Downloads
Referências
Creder, H. 2002. Instalações elétricas. 14.ed. Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro, Braisl. 479 p.
Faraoni, A.S.; RamoS, A.M.; StringhetA, P.C.; Laureano, J. 2008. Efeito dos métodos de conservação, tipos de embalagem e tempo de estocagem na coloração de polpa de manga “Ubá” produzida em sistema orgânico. Revista Ceres 55: 504-511.
Leão, D.S.; Peixoto, J.R.; VieirA, J.V. 2006. Teor de licopeno e de sólidos solúveis totais em oito cultivares de melancia. Journal Bioscience 22: 7-15.
Luo, M.R. 2006. Applyng colour science in colour desing. Optics & Laser Technology 38: 392-398.
Miguel, A.C.A., Albertini, S., Spoto, M.H.F. 2009. Cinética da degradação de geleiada de morango. Ciência e Tecnologia dos Alimentos 29: 142-147.
MoreirA, V.A. 1982. Iluminação e fotometria: teoria e aplicação. 2. ed. Edgard Blücher, São Paulo, Brasil. 196 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.