Eficiência de fungos entomopatogênicos para o controle de Sitophilus oryzae L. (Coleoptera: Curculionidae) em condições de laboratório
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v6i1.519Palavras-chave:
controle microbiano, gorgulho, entomopatógenos, grãos armazenadosResumo
O objetivo da pesquisa foi avaliar, em condições de laboratório, a eficiência de isolados dos fungos entomopatogênicos Beauveria bassiana, Metarhizium anisopliae e Isaria fumosorosea no controle populacional de Sitophilus oryzae. Foram realizados bioensaios com os isolados de B. bassiana, IBCB 01, IBCB 17 e IBCB 18, e I. fumosorosea, ARSEF 7050, os produtos comercias a base de B. bassiana (Boveril®, PM) e M. anisopliae (Metarril®, PM) e os isolados de B. bassiana e M. anisopliae cultivados em arroz, produzidos em usinas de cana-de-açúcar. Adultos não separados por sexo de S. oryzae foram imersos em solução de conídios na concentração de 1,0 x 108 conídios viáveis / mL e acondicionados em placas de Petri contendo grãos de milho. Para cada isolado foram realizadas quatro repetições, com quinze insetos cada, e a mortalidade avaliada diariamente, por um período de 15 dias. Com exceção do isolado de M. anisopliae obtido de usina de cana-de-açúcar, os demais entomopatógenos analisados foram patogênicos à S. oryzae, porém, causaram baixa mortalidade, que variou entre 5 a 25%, sendo pouco promissores para adoção como medida de controle desse inseto em grãos de milho armazenados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.