MORTALIDADE E COMPROMETIMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO CARUNCHO DO FEIJÃO (Zabrotes subfasciatus), INDUZIDO PELO EXTRATO DE SANGRA D’ÁGUA (Croton urucurana)

Autores

  • Luciana Silva Universidade Federal do Piauí, Brasil
  • Gabriel Carvalho Universidade Federal do Piauí, Brasil
  • Leonardo Silva Universidade Federal do Piauí, Brasil.
  • Bruno Pavan Universidade Federal do Piauí, Brasil
  • Marize Peres Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Mayra Layra dos Santos Almeida

DOI:

https://doi.org/10.14295/cs.v5i3.471

Palavras-chave:

Euphorbiaceae marmeleiro, inseticidas botânicos, caruncho

Resumo

Zabrotes subfasciatus é considerada uma das pragas mais importantes do feijão armazenado, estes pequenos insetos causam perdas econômicas na fase pós-colheita. Na busca de alternativas ao controle químico deste inseto e considerando o potencial de atividade biológica dos metabólitos secundários de plantas, foi realizado um estudo para verificar a toxicidade do extrato de Croton urucurana sobre Z. subfasciatus, importante praga do feijão armazenado. Os insetos foram submetidos aos bioensaios de concentração-mortalidade, com determinação da CL50. Foi também determinado, o efeito do extrato no número de insetos que emergiram após um período de confinamento, teste tópico, vaporização e taxa instantânea de crescimento populacional, consumo de grão e massa corporal dos insetos alimentados com grãos impregnados com o extrato de C urucurana. A CL50, foi estimada em 2560ppm, a mortalidade aumenta em função do período de exposição. O grão tratado com o extrato na mesma concentração dos testes tópicos afeta mais significativamente a sobrevivência de Z. subfasciatus. As características comportamentais, sobrevivência e emergência, variaram em todos os tratamentos, diferença significativa. Ocorreu maior porcentagem de mortalidade nos testes de vaporização com o extrato da flor. A taxa instantânea de crescimento, consumo de grão e massa corporal dos insetos foi significativamente reduzido, no tratamento com grãos de feijão tratados com 0,01g.mL-1 do extrato de C. urucurana. Assim pode-se concluir que o extrato de C. urucurana interfere na sobrevivência e desenvolvimento de Z. subfasciatus, em continuidade a este estudo o grupo vem fazendo uma investigação fitoquímica da planta, guiada por bioensaios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Silva, Universidade Federal do Piauí, Brasil

Departamento de Ciências Naturais. Campus Cinobelina Elvas, Universidade Federal do Piauí. Doutora em Entomologia Agrícola, atuando principalmente no controle de pragas de grãos armazenados.

Downloads

Publicado

2014-10-02

Como Citar

Silva, L., Carvalho, G., Silva, L., Pavan, B., Peres, M., & Almeida, M. L. dos S. (2014). MORTALIDADE E COMPROMETIMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO CARUNCHO DO FEIJÃO (Zabrotes subfasciatus), INDUZIDO PELO EXTRATO DE SANGRA D’ÁGUA (Croton urucurana). Comunicata Scientiae, 5(3), 331–338. https://doi.org/10.14295/cs.v5i3.471

Edição

Seção

Artigos