Growth of pecan rootstocks with the use of liquid humus in an organic production system
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v14.3957Resumo
O cultivo da nogueira-pecã é um investimento a longo prazo, necessitando de mudas de qualidade para iniciar o pomar. É necessário que os porta-enxertos de nogueira-pecã possuam sistema radicular vigoroso para formação de uma muda de qualidade. O húmus líquido atua como agente promotor de crescimento e desenvolvimento das mudas, um bioinsumo para uso especialmente em sistema de produção orgânico. O objetivo foi avaliar a frequência de aplicações de húmus líquido no crescimento e desenvolvimento de porta-enxertos de nogueira-pecã em sistema orgânico. Foram testadas frequência a cada 7, 14, 21 e 28 dias de húmus líquido a 30%, além do tratamento controle com a aplicação de água. O experimento foi conduzido com o porta-enxerto da cultivar Barton em casa de vegetação na área experimental da Embrapa Clima Temperado. Avaliou-se após 280 e 480 dias do transplante: altura de planta, diâmetro de tronco, área foliar, massa fresca e seca da parte aérea, comprimento da raiz principal e da raiz secundária; matéria fresca e seca de raiz; massa fresca e seca da raiz principal e massa fresca, seca das raízes secundárias e o Índice de qualidade de mudas de Dickson. O húmus líquido promoveu maior comprimento de raízes secundárias de porta-enxertos de nogueira-pecã, com destaque para a frequência de 7 dias podendo ser utilizado para essa finalidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Guilherme Ferreira da Silva, Cristiano Geremias Hellwig, Caroline Farias Barreto, Carlos Roberto Martins, Paulo Mello-Farias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.