Lettuce weed control with prior soil solarization
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v14.3906Resumo
A alface é uma cultura folhosa apreciada pelo aporte de nutrientes que favorecem o sistema imunológico. Porém, como outras culturas, está sujeita à interferência de plantas daninhas. Devido à sua baixa competição e os impactos dos herbicidas, é necessário procurar novas formas de controle dessas plantas. Este trabalho teve por objetivos determinar o efeito da solarização no controle de plantas daninhas e na produtividade da alface ‘Verônica’, com ou sem revolvimento do solo após a solarização (RSAS). O experimento foi instalado em campo na UNESP-Jaboticabal, SP, em delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições e esquema fatorial, sendo um fator cinco períodos de solarização (75, 60, 45, 30 e 15 dias anteriores ao plantio) e duas testemunhas (sem e com plantas daninhas), e outro fator com ou sem RSAS. Foi avaliada a fitossociologia das plantas daninhas (frequência, densidade e dominância relativa, índice de valor de importância e importância relativa) e a produtividade da alface. O controle da comunidade infestante (predominância de tiririca, capim-pé-de-galinha e capim-colchão) com a solarização não foi eficiente, no entanto o não RSAS diminuiu a densidade de algumas plantas daninhas e afetou positivamente a produtividade e caraterísticas comerciais da alface.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Larissa Pereira, Jorge Luis Tejada Soraluz, Arthur Bernardes Cecílio Filho , Pedro Luís da Costa Aguiar Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.