Qualidade pós-colheita de figos cultivados sob sistema de poda intensiva no vale do Gurgueia
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v14.3758Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade pós-colheita de frutos da cultivar de figo 'Roxo de Valinhos' em duas épocas de poda e três estádios de amadurecimento, nas condições edafoclimáticas do semiárido piauiense. O experimento foi realizado no pomar educacional da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas, Bom Jesus, Piauí, Brasil. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado (CRD), com 4 repetições, em esquema fatorial 2 x 3, com tratamentos correspondentes a duas épocas de poda (abril de 2018, final do período chuvoso e dezembro de 2018, início do período chuvoso) e três frutos. estágios de maturação (Verde, Intermediário e Maduro), utilizando 5 frutos por parcela experimental e realizando análises químicas em triplicata. A poda realizada em abril (final do período chuvoso) influenciou significativamente na qualidade pós-colheita dos frutos do figo, com maior peso (34,17 g frutos), diâmetro transversal (42,21 mm), luminosidade (57,92 °) e ângulo HUE. (80,73 °), quando comparada à poda realizada em dezembro (início do período chuvoso), com peso (26,58 g frutos), diâmetro transversal (39,83 mm), luminosidade (52,53 °) e ângulo HUE (73,60 °) . O cultivo da figueira no semiárido piauiense apresentou resultados promissores com a antecipação do ciclo da cultura com podas realizadas na estação seca. com peso (26,58 g frutos), diâmetro transversal (39,83 mm), luminosidade (52,53 °) e ângulo HUE (73,60 °). O cultivo da figueira no semiárido piauiense apresentou resultados promissores com a antecipação do ciclo da cultura com podas realizadas na estação seca. com peso (26,58 g frutos), diâmetro transversal (39,83 mm), luminosidade (52,53 °) e ângulo HUE (73,60 °). O cultivo da figueira no semiárido piauiense apresentou resultados promissores com a antecipação do ciclo da cultura com podas realizadas na estação seca.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Assussena Carvalho Miranda, Thamyres Yara Lima Evangelista, Francisco Almir Campelo Monte Junior, Emanuela Sousa Cavalcante, Cibele Divino Aguiar, Gustavo Alves Pereira, Gabriel Barbosa Silva Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.