Plasticidade fenotípica de Aloysia citrodora: alterações anatômicas na disponibilidade de água e estações do ano
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v13.3590Resumo
O objetivo foi avaliar as alterações anatômicas das folhas de Aloysia citrodora submetidas a diferentes disponibilidades hídricas e estações do ano. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, no delineamento de blocos casualizados, bifatorial 4x4, com quatro fatores sazonais (outono, inverno, primavera e verão) e simulações de disponibilidade hídrica (25, 50, 75 e 100% da capacidade de campo) com quatro repetições. Foram avaliados em μm: a espessura das cutículas adaxial e abaxial, epiderme adaxial e abaxial, parênquima paliçadico e lacunoso, mesofilo e espessura da folha da seção transversal e o mesofilo e espessura da nervura principal e o comprimento e largura do sistema vascular. No outono, houve redução da largura do sistema vascular e da espessura da cutícula adaxial sob maior disponibilidade hídrica. No inverno com baixa disponibilidade hídrica, houve redução da espessura da cutícula e da epiderme adaxial, parênquima lacunoso, mesofilo e espessura foliar, mesofilo e espessura da nervura principal. Na primavera com maior disponibilidade hídrica aumentou a epiderme adaxial e abaxial, mesofilo e espessura da nervura principal e comprimento do sistema vascular; e a baixa disponibilidade hídrica proporcionou maior espessura da cutícula adaxial, parênquima paliçádico e espessura foliar. No verão com maior disponibilidade hídrica, houve aumento da espessura foliar e da cutícula adaxial e redução do parênquima paliçádico, enquanto a baixa disponibilidade hídrica aumentou a espessura do mesofilo foliar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Leonardo Antonio Thiesen, Marcos Vinícius Marques Pinheiro, Evandro Holz, Anderson Werner, Elder Eloy, Braulio Otomar Caron, Denise Schmidt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.