Descrição da cinética de desidratação osmótica de fatias circulares de banana com casca
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v14.3423Resumo
A cinética de desidratação osmótica é uma técnica comumente utilizado no processamento de frutas imersas em soluções de sacarose concentradas sob diferentes temperaturas. O presente trabalho teve como objetivo estudar a cinética de desidratação osmótica de fatias circulares de banana Pacovan com casca, a 5 mm de espessura, submetidas às temperaturas de 40 e 70 °C, com solução de sacarose nas concentrações de 40, 50 e 60 °Brix. Acompanhadas no período de 4 horas e as condições de equilíbrio foram determinadas após 24 horas de imersão. A perda de água e ganho de sacarose durante a desidratação osmótica foram ajustados aos modelos de Lewis, Henderson e Pabis, Page, Peleg e Silva et alii, através do programa LAB Fit para descrever o processo, e os melhores indicadores estatísticos foram obtidos com os modelos de Peleg e Silva et alii, para descrever o fenômeno de transferência de água, já os modelos de Page e Peleg descrevem satisfatoriamente o ganho de sacarose. A inspeção gráfica da quantidade de água (e de sacarose) indicou que a remoção de aproximadamente 80% de água contida no produto ocorreu em até 800 min. A análise das superfícies de resposta obtidas em 800 min revelou que o tratamento a 70 °C e 60 °Brix foi o responsável pela maior perda de água e ganho de sacarose.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Juliana Gomes Brito, Josivanda Palmeira Gomes , Wilton Pereira da Silva, Cleide Maria Diniz Pereira da Silva e Silva, Kalina Ligia Cavalcante Almeida Farias Aires, Juarez Everton Farias Aires

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.