Fruit quality of Tahiti acid lime and Sicilian lemon trees grown on different rootstocks and spacings in the semi-arid region
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v12.3257Resumo
Objetivou-se com este trabalho avaliar a qualidade dos frutos da limeira ácida ‘Tahiti’ e do limão ‘Siciliano’, em diferentes porta-enxertos e espaçamentos no semiárido de Minas Gerais. O trabalho foi dividido em dois experimentos, (1) copas da limeira ácida ‘Tahiti’ e (2) copas do limoeiro ‘Siciliano’. Utilizou-se delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial 6 x 2, sendo seis porta-enxertos: limão ‘Cravo Santa Cruz’, Citrumelo ‘Swingle’, ‘Índio’, ‘Riverside’, ‘059’ e tangerina ‘Sunki Tropical’; distribuídas em dois espaçamentos: 6,0 m x 4,0 m e 6,0 m x 2,0 m, com três repetições e quatro plantas por parcela. Foram avaliadas as características físicas e químicas dos frutos. Os frutos do limão ‘Siciliano’ não apresentaram diferenças no comprimento, rendimento do suco e coloração da casca e polpa entre os diferentes porta-enxertos e espaçamentos. Das características avaliadas apenas o teor de sólidos solúveis (SS), teor de vitamina C, a massa fresca e o diâmetro foram influenciados. O SS e teor de vitamina C pelo porta-enxerto Citrumelo ‘Swingle’, enquanto que a massa fresca e o diâmetro pelo porta-enxerto Tangerina ‘Sunki Tropical’. Os frutos da lima ácida ‘Tahiti’ foram influenciados pelo porta-enxerto limão ‘Cravo Santa Cruz’ e pelo Citrumelo ‘Swingle’. O primeiro afetou o mesocarpo, formando frutos com maior espessura e menor teor de sólidos solúveis, enquanto o Citrumelo ‘Swingle’ incrementou o teor de sólidos solúveis nos frutos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.