Interferência de luz, temperatura, profundidade de semeadura e palhada na germinação e emergência de Murdannia nudiflora

Autores

  • Flávia Nayane Luz Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Alta Floresta
  • Oscar Mitsuo Yamashita Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Danilo Aparecido Ferraresi Jumasa - empresa agrícola
  • Marco Antônio Camillo de Carvalho Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Ostenildo Ribeiro Campos Departamento de Agronomia da UNEMAT - Campus Universitário de Alta Floresta.
  • Paulo Sergio Koga Departamento de Agronomia da UNEMAT - Campus Universitário de Alta Floresta.
  • João Aguilar Massaroto Departamento de Agronomia da UNEMAT - Campus Universitário de Alta Floresta

DOI:

https://doi.org/10.14295/cs.v5i1.238

Palavras-chave:

Luminosidade, Palha, Sementes, Calor, Trapoerabinha

Resumo

Murdannia nudiflora, também conhecida como trapoerabinha, tem sido relatada nos últimos anos,como uma importante planta daninha em lavouras de soja sob plantio direto no Brasil, devido a suacompetitividade com as culturas, dificuldade de controle e rápida infestação. O presente trabalhoteve como objetivo estudar germinação das suas sementes, sob condições de luz(presença eausência) e temperatura (20, 25 e 30°C), além da emergência sob palha (presença e ausência) eprofundidade de semeadura (0,0; 1,0; 2,0; 3,0; 4,0 e 8,0 cm). O delineamento estatístico utilizado foio inteiramente ao acaso para todos os experimentos. A espécie estudada apresenta fotoblastismopreferencial, havendo maior germinação sob luz. Profundidades maiores que 1,0 cm e presençade cobertura morta na superfície do solo prejudicam a emergência de plântulas desta espécie.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oscar Mitsuo Yamashita, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professor Doutor do Departamento de Agronomia da UNEMAT - Campus Universitário de Alta Floresta. Áreas de atuação: fitotecnia, com ênfase em culturas anuais e olericultura. Fitossanidade, com ênfase em manejo de plantas invasoras. Produção de sementes e armazenamento.

Marco Antônio Camillo de Carvalho, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professor Doutor do Departamento de Agronomia da UNEMAT - Campus Universitário de Alta Floresta. Áreas de atuação: fitotecnia, com ênfase em culturas anuais e olericultura. Produção de sementes e armazenamento.

Ostenildo Ribeiro Campos, Departamento de Agronomia da UNEMAT - Campus Universitário de Alta Floresta.

Professor Doutor do Departamento de Agronomia da UNEMAT - Campus Universitário de Alta Floresta. Áreas de atuação: fitotecnia, com ênfase em culturas anuais e olericultura. Fitossanidade, com ênfase em entomologia.

Paulo Sergio Koga, Departamento de Agronomia da UNEMAT - Campus Universitário de Alta Floresta.

Professor Doutor do Departamento de Agronomia da UNEMAT - Campus Universitário de Alta Floresta. Áreas de atuação: fitotecnia, com ênfase em culturas anuais e olericultura.

João Aguilar Massaroto, Departamento de Agronomia da UNEMAT - Campus Universitário de Alta Floresta

Professor Doutor do Departamento de Agronomia da UNEMAT - Campus Universitário de Alta Floresta. Áreas de atuação: olericultura.

Downloads

Publicado

2014-03-30

Como Citar

Luz, F. N., Yamashita, O. M., Ferraresi, D. A., de Carvalho, M. A. C., Campos, O. R., Koga, P. S., & Massaroto, J. A. (2014). Interferência de luz, temperatura, profundidade de semeadura e palhada na germinação e emergência de Murdannia nudiflora. Comunicata Scientiae, 5(1), 26–33. https://doi.org/10.14295/cs.v5i1.238

Edição

Seção

Artigos