Avaliação da sorção de lindano sobre carvão ativado derivado de palha de arroz e biomassa fúngica de Phanerochaete chrysosporium
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v7i3.1397Palavras-chave:
Carvão ativado, lindano, Phanerochaete chrysosporium, palha de arroz, sorçãoResumo
Utilizou-se palha de arroz para a preparação de carvão ativado por ativação química por impregnação com H3PO4 concentrado seguido de pirólise a 500 ºC por 2h. As propriedades físico-químicas foram investigadas por vários procedimentos; Análise elementar, microscopia eletrônica de varredura e características de porosidade. O modo experimental em lote foi aplicado para estudos de adsorção e biossorção. Uma análise de efeito de matriz é aplicada para correlacionar a capacidade de adsorção ou de biossorção de lindano com o tempo de agitação, os níveis iniciais de lindano e dose de carbono ou concentração de biossorvente. As imagens do microscópio eletrônico de varredura, equipadas com raios X de dispersão de energia, refletem o aumento da ativação termoquímica por H3PO4 no aumento da porosidade de AC. O comportamento de sorção do Lindano por Carvão Ativado (AC) e Phanerochaete chrysosporium, respectivamente, tem sido estudado para comparar os resultados obtidos, a fim de considerar o método de custo efetivo para o tratamento de águas residuais da agricultura. A capacidade de adsorção e os coeficientes de distribuição foram determinados para o sistema de adsorção em função da concentração de sorbato. Sob as concentrações estudadas, a adsorção de lindano por AC e sua biossorção por Phanerochaete chrysosporium combinam-se a Langmuir assim como isotermas de Freundlich. O comportamento de adsorção e biossorção foi avaliado por cálculo de constantes para cada modelo isotérmico. Finalmente, a Biossorção de Lindano por Phanerochaete chrysosporium mostrou maior e mais rápida remoção comparada com AC derivada de palha de arroz.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.