Estimativas de parâmetros genéticos, correlações e índices de seleção para seis caracteres agronômicos em linhagens F8 de soja

Autores

  • Wallace de Sousa Leite Faculdade de ciências agrárias e veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, São Paulo, Brasil.
  • Bruno Ettore Pavan Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira, São Paulo, Brasil.
  • Carlos Humberto Aires Matos Filho Departamento de Engenharias, Universidade Federal do Piauí, Campus Bom Jesus, Bom Jesus, Piauí, Brasil.
  • Francisco de Alcantara Neto Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí, Brasil.
  • Cleidismar Barbosa de Oliveira Departamento de Engenharias, Universidade Federal do Piauí, Campus Bom Jesus, Bom Jesus, Piauí, Brasil.
  • Fabiano Soares Feitosa Departamento de Engenharias, Universidade Federal do Piauí, Campus Bom Jesus, Bom Jesus, Piauí, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/cs.v7i3.1176

Palavras-chave:

correlações genéticas, Glycine max, índice de seleção, produtividade de grãos

Resumo

O presente estudo teve como objetivo estimar parâmetros genéticos e fenotípicos e fornecer subsídios para programas de melhoramento visando a seleção dos caracteres principais de avaliação em soja. O experimento foi instalado na fazenda Sabiá, localizada na Serra das Laranjeiras, no município de Currais, Piauí, na safra 2011/2012. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso com 27 genótipos e três repetições. Foram avaliados os caracteres agronômicos altura de plantas no florescimento (APF) e na maturidade (APM), altura de inserção da vagem (AIV), produtividade de grãos (PG), número de nós (NN) e número de vagem (NV). Os coeficientes de herdabilidade foram de médios a altos para todos os caracteres, variando entre 0,53 a 0,94, para produtividade de grãos e altura da planta no florescimento respectivamente. Estas altas herdabilidade foram confirmadas pelos altos coeficiente de variação genético e a razão CVg/CVe, indicando que a perspectiva de sucesso pela seleção fenotípica é grande. As maiores correlações genotípicas positivas e significativas a (P<0,01) foram observadas entre produtividade de grãos com os caracteres número de nós (0,807**), e número de vagens (0,781**), indicando que a seleção de plantas com maior número de nós e de vagens resultaria em plantas mais produtivas. O índice base de Williams apresentou a maior porcentagem de ganho com a seleção para o caráter produtividade de grãos (21,84%).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wallace de Sousa Leite, Faculdade de ciências agrárias e veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, São Paulo, Brasil.

Produção vegetal/melhoramento genético de plantas

Bruno Ettore Pavan, Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira, São Paulo, Brasil.

Departamento de Agronomia

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

Leite, W. de S., Pavan, B. E., Matos Filho, C. H. A., Neto, F. de A., Oliveira, C. B. de, & Feitosa, F. S. (2016). Estimativas de parâmetros genéticos, correlações e índices de seleção para seis caracteres agronômicos em linhagens F8 de soja. Comunicata Scientiae, 7(3), 302–310. https://doi.org/10.14295/cs.v7i3.1176

Edição

Seção

Artigos