Interferência de luz, temperatura, profundidade de semeadura e palhada na germinação e emergência de Murdannia nudiflora
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v5i1.238Palavras-chave:
Luminosidade, Palha, Sementes, Calor, TrapoerabinhaResumo
Murdannia nudiflora, também conhecida como trapoerabinha, tem sido relatada nos últimos anos,como uma importante planta daninha em lavouras de soja sob plantio direto no Brasil, devido a suacompetitividade com as culturas, dificuldade de controle e rápida infestação. O presente trabalhoteve como objetivo estudar germinação das suas sementes, sob condições de luz(presença eausência) e temperatura (20, 25 e 30°C), além da emergência sob palha (presença e ausência) eprofundidade de semeadura (0,0; 1,0; 2,0; 3,0; 4,0 e 8,0 cm). O delineamento estatístico utilizado foio inteiramente ao acaso para todos os experimentos. A espécie estudada apresenta fotoblastismopreferencial, havendo maior germinação sob luz. Profundidades maiores que 1,0 cm e presençade cobertura morta na superfície do solo prejudicam a emergência de plântulas desta espécie.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.