Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

     

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou OpenOffice (desde que não ultrapassem 2MB)

     

  • Os trabalhos devem ser encaminhados em páginas com o formato A4 (210 x 297mm), folhas e linhas numeradas continuamente, em espaçamento duplo, fonte Century Gothic, tamanho 12 e margens de 2 cm. O máximo de páginas será de 30 para artigos e 10 para notas científicas, incluindo tabelas, figuras e ilustrações, que devem vir posicionadas imediatamente abaixo de sua chamada e possuir legendas breves e explicativas. Em casos de experimentação com animais, deve constar a aprovação da pesquisa pela Comissão de Ética local (anexado como documento suplementar durante o processo de submissão).

     

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • O formulário de submissão foi preenchido e será anexado ao sistema
  • O(s) autor(es) se compromete(m), caso o manuscrito seja aceito para publicação, a enviar a versão final à empresa Qualitat (responsável pela edição final e diagramação) e arcar com as respectivas despesas.

  • Quando submetido em português e caso aceito o manuscrito será vertido para o inglês por empresa especializada e suas custas serão de responsabilidade dos autores e não corresponde a taxa de publicação.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO (Download - Português / Download - Inglês )

FORMULÁRIO DE  SUBMISSÃO (formulário de submissão)

Atualizada em Julho de 2024

Comunicata Scientiae (e-ISSN: 2177-5133) é um periódico internacional que publica resultados de pesquisa em Ciências Hortícolas (a partir do V10N4). Trabalhos inéditos em horticultura - frutíferas, olerícolas, aromáticas, condimentares, medicinais e ornamentais, cultivadas em clima temperado, tropical, subtropical e semiárido são aceitos. Artigos originais, notas científicas e artigos de revisão que apresentem uma importância significativa para a Horticultura podem ser submetidos em português e inglês, mas publicados continuamente (a partir de 2020) apenas em inglês. submissão dos trabalhos é realizada exclusivamente de forma online, através do site (www.comunicatascientiae.com.br), para tanto o autor deverá estar devidamente cadastrado no periódico.

O manuscrito pode ser submetido tanto em português quanto em Inglês, ficando este obrigado a ser vertido para o idioma inglês após seu aceite final. Os trabalhos devem ser encaminhados em páginas com o formato A4 (210 x 297 mm), folhas e linhas numeradas continuamente, em espaçamento duplo, fonte Century Gothic, tamanho 12 e margens de 2 cm. O máximo de páginas será de 30 para artigos e 10 para notas científicas, incluindo tabelas, figuras e ilustrações, que devem vir posicionadas imediatamente abaixo de sua chamada no texto e possuir legendas breves e explicativas.

Fases do processo de avaliação: Após o recebimento, o trabalho será previamente submetido ao sistema de autenticidade de autoria online DOCXWEB ou Plagius para identificação de plágio, e, caso aprovado, será submetido à pré-seleção quando serão considerados os seguintes aspectos:

  1. i) Adequação às normas do periódico;
  2. ii) Planejamento e adequação estatística;

iii) Caráter e importância: trabalhos de importância apenas local ou regional não serão aprovados;

  1. iv) Relevância relativa: contribuição significativa para o avanço do conhecimento científico na área específica;
  2. v) No mínimo 50% das referências devem ser de artigos publicados em periódicos indexados no Scopus, Scielo ou ISI Web of Knowledge, nos últimos dez anos. Referências de livros, teses, dissertações e, boletins serão permitidas desde que seja justificada a sua inserção no artigo e desde que não exceda 50% o total. (referências de resumos de eventos não serão aceitos);
  3. vi) Qualidade gramatical do texto (apenas para trabalhos submetidos em idioma inglês);

vii) Os nomes dos autores deverão ser incluídos no processo de submissão em seu terceiro passo "Inclusão de Metadados" com as seguintes informações obrigatórias: nome completo por extenso, e-mail, instituição/afiliação (município, estado e país) e identificador ORCID de no máximo oito (8) autores, salvo justificativa, esses mesmos dados devem ser enviados como documento suplementar no formulário de submissão disponível no site;

viii) Resumo (Astract) Deve conter entre 200 e 250 palavras, em um só parágrafo. Cada frase deve ser uma informação e não apresentar citações.

Após a pré-seleção, os trabalhos aprovados seguirão para o editor de área para condução do processo de avaliação por pares, encaminhando para pelo menos dois consultores científicos (ad hoc) independentes e com competência comprovada na área objeto do trabalho cuja avaliação seguirá às diretrizes pré-estabelecidas, e condicionará sua publicação.

O artigo científico quando submetido em português deverá conter os seguintes tópicos: Título; Resumo; Palavras-chave; Introdução; Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusões e Referências. Quando submetido em inglês o artigo deverá apresentar: Abstract; Keywords; Introduction; Material and Methods; Results and Discussion; Conclusions; References. 

Título: Em português e em inglês (negrito), digitados com somente a primeira letra da sentença em maiúsculo e centralizados. Devem ser concisos e indicar o conteúdo do trabalho. Evitar termos não significativos como “estudo”, “exame”, “análise”, “efeito”, “influência”, “avaliação” etc. Não ultrapassar 100 caracteres com espaços.

 Abstract: Deve conter entre 200 e 250 palavras, em um só parágrafo. Cada frase deve ser uma informação e não apresentar citações. Os artigos não devem conter o resumo em português.

Keywords: São em número mínimo de três e máximo de cinco, devem estar em letra minúscula, em ordem alfabética e separadas por vírgula. Não devem estar contidas no título e devem refletir a ideia central do manuscrito. Apenas os nomes científicos devem vir em itálico. Não incluir palavras-chave em português. Obs.: Pelo menos duas (2) keywords deverão constar na Agrovoc (http://aims.fao.org/standards/agrovoc/functionali ties/search).

Introdução: Deve conter no máximo 450 palavras. Explanação concisa, na qual são estabelecidos brevemente o problema, sua pertinência, relevância e os objetivos do trabalho.

Material e Métodos: Devem apresentar sequência lógica da descrição do local, do período de realização da pesquisa, dos tratamentos, dos materiais e das técnicas utilizadas, bem como da estatística utilizada na análise dos dados. Na descrição dos métodos usados, referenciar corretamente os métodos já publicados. Nos trabalhos que envolvam animais ou organismos geneticamente modificados deverá constar o número do protocolo de aprovação do Comitê de Bioética e/ou de Biossegurança.

Equações: Após o aceite, devem ser inseridas na forma de imagens (.jpg, .bmp), não podem ser digitadas usando o editor de equações do Word. As equações devem receber uma numeração arábica crescente. As equações devem apresentar o seguinte padrão de tamanho: Inteiro = 12 pt Subscrito/sobrescrito = 8 pt Sub-subscrito/sobrescrito = 5 pt Símbolo = 18 pt Subsímbolo = 14 pt

Resultados e Discussão: Apresentar clara e objetivamente os principais resultados encontrados, em texto corrido ou mediante ilustrações. Interpretar os resultados no trabalho de forma consistente e evitar comparações desnecessárias. Discutir somente os resultados obtidos no trabalho.

Obs.: A seção Resultados e Discussão poderá ser apresentada separadamente.

Conclusões: As conclusões devem estar apoiadas nos dados da pesquisa executada.

Agradecimentos: Quando pertinente, deverá ser incluído antes das referências, neste tópico pode se indicar os financiamentos da pesquisa bem como outros tipos de colaboração que auxiliaram o desenvolvimento da mesma. 

Citações e Referências: No texto, as referências deverão ser citadas por autor e ano, conforme o exemplo para um autor “(Henze, 2012)”, dois autores “(Henze & Brown, 2012)”, três ou mais autores “(Henze et al., 2012)”, “… conforme afirmaram Henze et al. (2012)”. O termo “et al.” não deve vir em itálico. As referências citadas deverão ser apresentadas em um tópico Referências no fim do texto deverão e apresentadas em ordem alfabética, conforme os formatos abaixo:

Artigo completo: Tian, G., Kolawole, G.O. 2004. Comparison of various plant residues as phosphate rock amendment on Savanna soils of West Africa. Journal of Plant Nutrition 27: 571-583.

[Autor Ano. Título. Periódico (itálico) Volume: Página inicial-Página final.]

Livro: Bollag, J.M., Stozky, G. 2000. Soil biochemistry. Marcel Dekker, New York, USA. 519 p.

[Autor Ano. Título (itálico). Editora, Cidade, País. Total de páginas p.]

Capítulo de livro: Mizrahi, Y., Nerd, A. 1999. Climbing and columnar cacti: new arid land fruit crops. In: Janick, J. (ed.) Perspectives on new crops and new uses. ASHA Press, Alexandria, USA. p. 358-366.

[Autor do capítulo. Ano. Título do capítulo. In: Autor Livro. Título do Livro (itálico). Editora, Cidade, País. Total de páginas p.]

Tese ou dissertação: Lobo, J.T. 2018. Bioestimulantes no cultivo da mangueira cv. Kent no submédio do Vale do São Francisco. 67f. (Dissertação de Mestrado) – Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Brasil.

[Autor Ano. Título (itálico). Total folhas f. (Tese ou Dissertação) - Instituição, Cidade, País.]

Referência On line: FAO. Food and Agriculture Organization of the United Nations. 2018. http://apps.fao.org/<Acesso em 10 Fev. 2019>

[Autor Título. Ano. Endereço eletrônico<Acesso em Data (dia mês abreviado. Ano>]

Obs: [Autor] - Os autores são separados por vírgula, sobrenome (somente a primeira letra maiúscula) seguido das iniciais (maiúsculas) e não possuem espaço entre si. 

[Sobrenome, Inicial do primeiro nome. Inicial do nome do meio.]

Não serão aceitas referências de trabalhos publicados em anais eventos, comunicações pessoais, artigos no prelo e apud. Recomenda-se uma média de 25 referências.

As tabelas e figuras devem ser autoexplicativas, em Fonte Century Gothic, tamanho 10, numeradas com algarismos arábicos, inseridas após suas chamadas com o título abaixo para figuras e acima para tabelas.

Tabelas: Não usar linhas verticais. As linhas horizontais devem ser usadas para separar o título do cabeçalho e este do conteúdo, além de uma no final da tabela. Cada dado deve ocupar uma célula distinta. Não usar negrito ou letra maiúscula no cabeçalho. As tabelas deverão ser autoexplicativas. O título recebe inicialmente a palavra Tabela, seguida pelo número de ordem em algarismo arábico e ponto (Ex.: Tabela 1.), em negrito. O título da tabela deve ser formatado justificado. Ao final do título não deve conter ponto final. Deve-se evitar títulos muito longos e abreviações. Não são aceitos quadros.

Figuras: deve ser mencionada no texto como Figura (por extenso) e refere-se a qualquer ilustração constituída ou que apresente linhas e pontos: desenho, fotografia, gráfico, fluxograma, esquema etc. Os desenhos, gráficos e similares devem ser feitos em preto e branco ou coloridos. Os títulos recebem inicialmente a palavra Figura, seguida do número de ordem em algarismo arábico (Ex.: Figura 1.), em negrito. Chama- se a atenção para as proporções entre letras, números e dimensões totais da figura: caso haja necessidade de redução, esses elementos também são reduzidos e podem ficar ilegíveis. Tanto as tabelas quanto as figuras devem vir o mais próximo possível, após sua chamada no texto. As figuras não devem apresentar bordas. 

Após o aceite final do trabalho, os autores serão solicitados a enviar as figuras em arquivos individuais (arquivo suplementar, acima de 300 dpi com uma das seguintes extensões (.tif, .jpg ou .bmp), com no máximo 2Mb de tamanho por arquivo. 

As notas científicas quando submetidas em português devem apresentar estrutura simplificada contendo apenas: Título; Resumo (150 - 200 palavras); Palavras-chave (máximo cinco); Título em inglês, Abstract; Keywords (máximo cinco), seguido de texto corrido e Referências. Quando submetidas em inglês, deverá apresentar Título em inglês, Abstract; Keywords (máximo cinco), seguido de texto corrido e References. A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais de cada área. Unidades e Medidas devem seguir o Sistema Internacional (SI).

O arquivo do trabalho em extensão ".doc" ou ".docx" não deverá conter os nomes dos autores, estes deverão ser incluídos no processo de submissão em seu terceiro passo "Inclusão de Metadados" com as seguintes informações obrigatórias: nome completo por extenso, e-mail, instituição/afiliação (município, estado e país) e identificador ORCID de no máximo oito (8) autores, salvo justificativa, esses mesmos dados devem ser enviados como documento suplementar no formulário de submissão disponível no site.

Trabalhos baseados em resultados de rotina normalmente não serão aceitos para publicação.

A revista adota a licença do tipo Creative Commons, reservando-a o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais (Proof) serão enviadas aos autores.

Uma vez publicados os trabalhos poderão ser transcritos, parcial ou totalmente, mediante a citação da Comunicata Scientiae, do autor, do volume, paginação e ano. As opiniões e conceitos emitidos nos artigos são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

No ato da Submissão é exigido dos autores confirmar declaração de ausência conflito de interesse como condição de submissão.

Há taxa de publicação no valor de R$ 800,00 com a finalidade exclusiva de manutenção do periódico a ser pago quando do aceite do trabalho.

Os trabalhos submetidos em português quando aceitos para publicação deverão ser vertidos para o idioma inglês por uma (dentre as mais de vinte) das empresas indicadas pelo periódico, e o custo ficará a cargo dos autores.

Após o aceite do trabalho, os autores receberão as instruções para o pagamento da taxa de publicação e procedimentos de tradução para o idioma inglês.

_______________

Comunicata Scientiae (e-ISSN: 2177-5133)

Universidade Federal do Piauí

Bom Jesus - Piauí - Brasil

www.comunicatascientiae.com.br

editorinchief@comunicatascientiae.com.br

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de e-mail inseridos neste site diário serão usados exclusivamente para os fins declarados da revista e não estarão disponíveis para qualquer outra finalidade ou para qualquer outra parte.