Ocorrência documentada de Formicivora grisea (Boddaert, 1783) (Aves: Thamnophilidae) na Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba
DOI:
https://doi.org/10.14295/cs.v6i4.976Palavras-chave:
Formicivora grisea, Restinga Forest, captured, Parnaiba.Resumo
Formicivora grisea (Boddaert, 1783) (Aves: Thamnophilidae), popularmente conhecida como papa–formiga–pardo, é comum no Brasil, ocorrendo desde a Amazônia até o Brasil Oriental em bordas de florestas úmidas e secas, capoeiras, restingas, caatingas e matas secundárias. Segue bandos mistos e, ocasionalmente, formigas de correição (Insecta: Hymenoptera: Formicidae). O presente estudo apresenta registro documentado e anilhamento de dois indivíduos dessa espécie no litoral do Piauí. Os exemplares, uma fêmea e um macho, foram capturados com redes de neblina durante esforço amostral em área de restinga com elementos de Cerrado e Caatinga com o objetivo de caracterizar e inventariar a avifauna daquele ecossistema situada próximo ao Aeroporto Internacional de Parnaíba, no dia 12/IX/2010.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Comunicata Scientiae, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do periódico. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão evolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.